$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: MOTIVAÇÃO PARA O APRENDIZADO EM ESCOLAS PÚBLICAS NO RIO DE JANEIRO
Autor: CARLOS ALBERTO QUADROS COIMBRA
GIOVANI CARDOSO ALVES
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 21605
Catalogação:  04/06/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21605@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21605@2

Resumo:
A finalidade deste artigo é conhecer como a motivação de alunos para o aprendizado se relaciona com o contexto social e escolar. O artigo apresenta o instrumento utilizado na pesquisa Juventude e mídia: contextos escolares e sociais. As escalas de motivação foram obtidas, utilizando as técnicas da teoria de resposta ao item não paramétrica. As análises de variância realizadas produziram resultados que sugerem um caminho para o entendimento de aspectos importantes da eficácia escolar, em particular, a explicitação de características das escolas que promovem maior motivação para o aprendizado entre seus alunos. Considerando as diferenças entre as escolas dos diversos estratos em que a amostra foi dividida, observou-se que, nas escolas pequenas perto de comunidades, os alunos apresentaram um maior nível médio de motivação, tanto do tipo intrínseca como do tipo extrínseca. E ainda, no extremo oposto, as escolas polo de mídia, que são escolas grandes e bem equipadas, mostram entre seus alunos os maiores níveis de desmotivação. Esse resultado, aparentemente contraditório, aponta para a importância da participação da comunidade do entorno da escola na promoção da motivação.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui