XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: MOTIVAÇÃO PARA O APRENDIZADO EM ESCOLAS PÚBLICAS NO RIO DE JANEIRO Autor: CARLOS ALBERTO QUADROS COIMBRA
GIOVANI CARDOSO ALVES
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 21605
Catalogação: 04/06/2013 Liberação: 04/06/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21605&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21605&idi=2
Resumo:
Título: MOTIVAÇÃO PARA O APRENDIZADO EM ESCOLAS PÚBLICAS NO RIO DE JANEIRO Autor: CARLOS ALBERTO QUADROS COIMBRA
Nº do Conteudo: 21605
Catalogação: 04/06/2013 Liberação: 04/06/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21605&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21605&idi=2
Resumo:
A finalidade deste artigo é conhecer como a motivação de alunos para o aprendizado
se relaciona com o contexto social e escolar. O artigo apresenta o instrumento
utilizado na pesquisa Juventude e mídia: contextos escolares e sociais. As escalas de
motivação foram obtidas, utilizando as técnicas da teoria de resposta ao item não
paramétrica. As análises de variância realizadas produziram resultados que sugerem
um caminho para o entendimento de aspectos importantes da eficácia escolar, em
particular, a explicitação de características das escolas que promovem maior
motivação para o aprendizado entre seus alunos. Considerando as diferenças entre as
escolas dos diversos estratos em que a amostra foi dividida, observou-se que, nas
escolas pequenas perto de comunidades, os alunos apresentaram um maior nível
médio de motivação, tanto do tipo intrínseca como do tipo extrínseca. E ainda, no
extremo oposto, as escolas polo de mídia, que são escolas grandes e bem equipadas,
mostram entre seus alunos os maiores níveis de desmotivação. Esse resultado,
aparentemente contraditório, aponta para a importância da participação da
comunidade do entorno da escola na promoção da motivação.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |