$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: A TÉCNICA DO FIBROBARRO ARMADO, APLICADA NA CONSTRUÇÃO DE OBJETOS DE USO COMUNITÁRIO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): VICENTE JESUS DOS SANTOS

Colaborador(es):  JOSE LUIZ MENDES RIPPER - Orientador
Número do Conteúdo: 21593
Catalogação:  28/05/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21593@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21593@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21593

Resumo:
A pesquisa aborda e métodos e técnicas construtivas e acessíveis, denominadas de fibrobarro, direcionadas as comunidades rurais. Estas técnicas utilizam materiais encontrados na natureza e modos de fazer que não são próprios da região, seguindo a metodologia empírica, traduzida em novos conceitos de design participativo, que determina vivencias que influenciam as relações sociais de ensino e trabalho destas comunidades. O conjunto de métodos e técnicas abordados ajudou no desenvolvimento de uma caixa de água orgânica, servindo de alternativa ao atual modelo de desenvolvimento, no qual o consumo desenfreado dos recursos não renováveis mostrou-de inviável do ponto de vista sustentabilidade. No contexto acadêmico, o LILD (Laboratório de investigação em livre desenho) em seu ambiente de pesquisa é um dos locais para geração de novos materiais e técnicas que substituam as demandas objetivando a sustentabilidade no processo e no uso. Nos últimos 20 anos, o LILD estudou tecnologias limpas de baixo impacto ambiental e o uso de materiais regionais , atendendo a demandas reais na construção de objetos de design e de arquitetura, trabalhando com materiais compósitos de terra crua e fibras naturais. Detalhes sobre essas técnicas e compósitos desenvolvidos em modelos de laboratório e de campo são observados e estudados, no decorrer da pesquisa, apresentando também exemplos de construções feitas em comunidade rural. O Fibrobarro foi usado em experimentos, sendo ele composto de barro agregado a fibras combinadas entre si. Este compósito, quando seco foi impermeabilizado com resina de poliuretano vegetal, extraído do óleo de mamona. Tanto no ensaio com no desenvolvimento dos modelos reduzidos, foram verificadas algumas possibilidades de combinações entre fibras junto ao barro, a fim de se verificar a resistência, durabilidade e impermeabilidade dos novos compósitos oriundos dos ensaios, apropriados á aplicação do material na construção do reservatório de água, bem como em vedações arquitetônicas e em revestimentos. A pesquisa apresenta o resultado do processo de desenvolvimento de um objeto construído com esses compósitos, aplicando-se a metodologia projetual utilizada no LILD, visando o aproveitamento das águas pluviais.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, APÊNDICES E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui