$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: CONSTRUÇÃO DE EXTRATORES DE RELAÇÕES POR SUPERVISIONAMENTO À DISTÂNCIA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): THIAGO RIBEIRO NUNES

Colaborador(es):  DANIEL SCHWABE - Orientador
Número do Conteúdo: 21588
Catalogação:  22/05/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21588@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21588@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21588

Resumo:
Um problema conhecido no processo de construção de extratores de relações semânticas supervisionados em textos em linguagem natural é a disponibilidade de uma quantidade suficiente de exemplos positivos para um conjunto amplo de relações-alvo. Este trabalho apresenta uma abordagem supervisionada a distância para construção de extratores de relações a um baixo custo combinando duas das maiores fontes de informação estruturada e não estruturada disponíveis na Web, o DBpedia e a Wikipedia. O método implementado mapeia relações da ontologia do DBpedia de volta para os textos da Wikipedia para montar um conjunto amplo de exemplos contendo mais de 100.000 sentenças descrevendo mais de 90 relações do DBpedia para os idiomas Inglês e Português. Inicialmente, são extraídas sentenças dos artigos da Wikipedia candidatas a expressar relações do DBpedia. Após isso, esses dados são pré-processados e normalizados através da filtragem de sentenças irrelevantes. Finalmente, extraem-se características dos exemplos para treinamento e avaliação de extratores de relações utilizando SVM. Os experimentos realizados nos idiomas Inglês e Português, através de linhas de base, mostram as melhorias alcançadas quando combinados diferentes tipos de características léxicas, sintáticas e semânticas. Para o idioma Inglês, o extrator construído foi treinado em um corpus constituído de 90 relações com 42.471 exemplos de treinamento, atingindo 81.08 por cento de medida F1 em um conjunto de testes contendo 28.773 instâncias. Para Português, o extrator foi treinado em um corpus de 50 relações com 200 exemplos por relação, resultando em um valor de 81.91 por cento de medida F1 em um conjunto de testes contendo 18.333 instâncias. Um processo de Extração de Relações (ER) é constituído de várias etapas, que vão desde o pré-processamento dos textos até o treinamento e a avaliação de detectores de relações supervisionados. Cada etapa pode admitir a implementação de uma ou várias técnicas distintas. Portanto, além da abordagem, este trabalho apresenta, também, detalhes da arquitetura de um framework para apoiar a implementação e a realização de experimentos em um processo de ER.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui