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Avançada


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Título: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, PONTOS E CONTRAPONTOS: ABORDAGENS A PARTIR DO TRABALHO DE CAMPO
Autor: DENIVALDO DOS SANTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA HELENA RODRIGUES NAVAS ZAMORA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 21576
Catalogação:  14/05/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21576@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21576

Resumo:
Este trabalho tem por objetivo problematizar a temática da Educação Inclusiva, a partir da contextualização histórica sobre a Deficiência e as várias facetas da exclusão. Iniciando-se pela antiguidade, passando pela modernidade aporta-se as novas concepções epistemológicas da Pós- Modernidade, que deram origem a novos posicionamentos e interpretações a cerca da Diferença e da Subjetividade, como fundante do debate sobre a inclusão, e o qual gerou a conscientização crítica que tornou possível a elaboração de leis, estatutos, normas e resoluções, bem como a implantação de politicas, metodologias e práticas educacionais numa perspectiva inclusiva. Ilustra-se a problematização teórico-crítica com a apresentação de quatro casos de ações concretas, ora excludentes ora inclusivas, no trato com educandos portadores de necessidades especiais, observados durante estagio supervisionado em trabalho de campo.

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