$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: ALINHAMENTO CULTURAL E SOCIALIZAÇÃO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): VANESSA BURJACK MARANHAO GOMES DE SA

Colaborador(es):  PATRICIA AMELIA TOMEI - Orientador
Número do Conteúdo: 21541
Catalogação:  02/05/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21541@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21541@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21541

Resumo:
Este estudo teve como objetivo analisar se os valores transmitidos pela Companhia foram internalizados pelos empregados. Foi realizado um estudo de caso em uma empresa de economia mista cujo processo de recrutamento e seleção ocorre via concurso público. Os recém-chegados passam por um período de iniciação, conhecido por Ambientação, a partir do qual valores, comportamentos e normas da Empresa são transmitidos. Depois, participam do Curso de Formação com o objetivo de alinhar conhecimentos básicos e técnicos. Em seguida, ocorre a alocação efetiva na área, a partir da qual os empregados passam a ter contato mais direto com a cultura da Empresa. Durante este estudo, foram realizadas dezesseis entrevistas em profundidade, com empregados que já possuem aproximadamente seis anos de casa e que participaram juntos da Ambientação e do Curso de Formação, objetivando verificar se as táticas de socialização contribuíram para alinhar as expectativas dos empregados às necessidades da Empresa bem como os valores individuais aos valores organizacionais. Os principais resultados da pesquisa sugerem: a) com base nas expectativas dos entrevistados, os empregados ao aceitarem entrar na empresa, enxergavam que poderiam se encaixar no perfil desejável pela Companhia; b) com relação aos valores declarados explicitamente pela Companhia, especialmente, durante a Ambientação e o Curso de Formação, os entrevistados, em geral, compartilham desses valores. Nesse caso, o processo de socialização teve seu papel fundamental em prol do alinhamento cultural; c) com relação aos valores não explícitos, mas presentes na Cultura da Companhia há divergência entre os valores individuais e os organizacionais. A Companhia - ainda que defenda que privilegia competências técnicas, transparência, mobilidade e meritocracia - na prática - apresenta práticas organizacionais diferentes do Discurso.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui