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Título: BÔNUS POR DESEMPENHO DE PROFESSORES: ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA CARIOCA
Autor: THIAGO DE LUCENA COELHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CLAUDIO ABRAMOVAY FERRAZ DO AMARAL - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 21411
Catalogação:  27/03/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21411@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21411

Resumo:
Seguindo a tendência Brasileira a cidade do Rio de Janeiro adotou em julho de 2009 um programa de bônus por performance à seus professores. Este trabalho se propõe a avaliar o impacto de tal programa sobre as notas dos alunos do primeiro e segundo ciclo. Através da metodologia conhecida como diferenças-em-diferenças, encontramos impactos significativos e de grande magnitude para alunos do quinto ano. Esses resultados se mostram robustos à introdução de índices econômicos e comportamentais. Também encontramos um impacto significativo, mas de pequena magnitude, para as notas de português do nono ano. Não encontramos evidência de que o canal pelo qual esse aumento se deu foi através de mais tarefas para casa ou mais incentivos ao alunos.

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