INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: DISTORÇÕES NO LEILÃO DE FECHAMENTO DA BOVESPA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RONALDO EDUARDO RODRIGUES POMBO

Colaborador(es):  LEONARDO BANDEIRA REZENDE - Orientador
Número do Conteúdo: 21406
Catalogação:  27/03/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21406@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21406

Resumo:
O mercado financeiro brasileiro vem crescendo ano após ano, são empresas fazendo IPO’s (oferta pública de ações, do inglês initial public offering), bancos brasileiros que adquirem porte global, fundos de investimento que arrecadam níveis de recursos recordes e o brasileiro que começa a caminhar de forma ativa a investir no mercado acionário, seja por conta própria com os home-brokers das corretoras (sistema que conecta os usuários ao pregão eletrônico via internet) ou investindo nos mais diversos instrumentos apresentadas pelo mercado. A indústria do mercado acionário é movida por performance. O número que baliza as variações diárias dos ativos, cotas dos fundos e outros instrumentos é o preço de fechamento de acordo com a Instrução CVM número 465/08. As ações obtêm este preço após a realização do leilão de fechamento da Bovespa, que ocorre nos últimos cinco minutos de pregão e pode ser estendido conforme o último call da ação. Durante o leilão de fechamento o ativo tem um preço teórico, que pode sofrer constantes alterações de acordo com o peso da oferta e demanda, tornando-se o preço de fechamento quanto o leilão se dá por encerrado. Devido a enorme importância que tem o preço de fechamento e a relevância do desempenho na indústria do mercado de ações, cria-se um arcabouço onde existem fortes incentivos às manipulações do resultado do leilão supracitado.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui