$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: MODELAGEM MATEMÁTICA DAS RELAÇÕES ENTRE AS VARIÁVEIS INFLUENTES NO PROCESSO DE GASEIFICAÇÃO DE BAGAÇO DE CANA ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RAFAEL LEVY FREIRE

Colaborador(es):  MARIA ISABEL PAIS DA SILVA - Orientador
Número do Conteúdo: 21376
Catalogação:  25/03/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21376@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21376

Resumo:
Defini-se biomassa os organismos vivos utilizados como combustíveis ou os utilizados para a produção destes. Os conhecidos e tradicionais combustíveis fósseis, apesar de terem origem orgânica (mineral ou vegetal), não se incluem nesta categoria, pois são resultados de transformações químicas e físicas ocorridas ao longo de milhões de anos, além de não se renovarem em curto prazo, diferentemente da biomassa. Na indústria de produção de energia, a biomassa é um recurso natural utilizado em processos de combustão, gaseificação, fermentação, e outros. A queima do material orgânico provoca a liberação de dióxido de carbono e água na atmosfera, porém esse CO2 liberado já havia sido previamente absorvido pelas plantas que deram origem ao combustível. Dessa forma, o balanço de gás carbônico é nulo, e a biomassa é dita uma forma de energia não poluente. O uso da biomassa em larga escala deve ser feito com cautela e exige cuidados que devem ser respeitados para que realmente não traga danos ao ambiente. Deve-se atentar para a fauna e flora, evitar a contaminação do solo e mananciais de água por adubos e fertilizantes. Assim, não se pode dispensar um planejamento ambiental prévio, ou não se garantirá que o meio ambiente realmente não sofra danos. Todos os organismos capazes de realizar fotossíntese podem ser utilizados como biomassa, o que justifica o fato de ser uma fonte de energia disponível em grande abundância. Evidentemente, nem todos tem uma relação produção consumo de energia viável. Exemplos de formas de biomassa utilizadas atualmente e cujos rendimentos são apreciáveis são a lenha, o bagaço de cana de açúcar, papel, galhos e folhas de árvores e embalagens de papelão. Dentre os produtos que podem ser obtidos através da biomassa ressalta-se o biogás, o etanol celulósico, o bioetanol, o biodiesel e o óleo vegetal. No presente trabalho serão apresentados os tipos de processamento das matérias-primas que são utilizadas como biomassa para a produção de energia e os processos tecnológicos envolvidos. Dentre tais processamentos, se destacará aqui a conversão de biomassa através da gaseificação, que gera o gás de síntese (CO mais H2), que tem altíssimo rendimento energético.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui