$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: FERRAMENTAS DE COMBATE À INFLAÇÃO DURANTE A NOVA REPÚBLICA
Autor: PEDRO DE SOUZA DANTAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUIZ ROBERTO DE AZEVEDO CUNHA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 21363
Catalogação:  22/03/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21363@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21363

Resumo:
Apresentarei uma descrição e análise dos diversos planos econômicos e as ferramentas aplicadas à economia em busca do controle inflacionário a partir de 1984. Congelamento de preços, reajustes salariais, ajuste fiscal e monetário são alguns exemplos de ferramentas utilizadas. Farei um resumo dos motivos históricos para a hiperinflação vivida no Brasil e os obstáculos que isso impunha ao crescimento da nossa economia. Vou descrever os planos econômicos colocados em prática a partir da Nova República (1985), analisando seus objetivos, propostas de aplicação, resultados, erros e acertos. A monografia esta organizada em três capítulos: Aspectos Históricos determinantes para os Planos Econômicos da Nova República; Planos Econômicos na Nova República e Plano Real: Uma história de Sucesso. Pretendo realizar uma breve análise sobre as raízes da inflação no Brasil, fazer uma síntese da situação econômica vigente no começo dos anos 80 e analisar a fundo os objetivos, similaridades, ferramentas usadas, diferenças e resultados de todos os planos lançados durante a Nova República. Pretendo demonstrar os mecanismos ortodoxos e heterodoxos de atuação sobre a economia. De acordo com o pensamento ortodoxo, a inflação é decorrente do processo de emissão monetária devido ao déficit público, elevando a demanda e consequentemente a alta dos preços. O controle inflacionário é vital para o crescimento sustentável de uma nação. Para a corrente heterodoxa, a inflação pode ser combatida sem o controle da demanda e sim com a intervenção estatal promovendo congelamento de preços e salários por exemplo. Quero avaliar a situação sociopolítica que precedeu o Plano Real e detalhar os aspectos do plano: sua natureza, seus objetivos, método de implantação e seus impactos e resultados. Pretendo provar os motivos do seu sucesso.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui