INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: DOUTORES, MAS NÃO-CIDADÃOS?: TRAJETÓRIAS DE VIDA DE EGRESSOS DO ENSINO SUPERIOR, MORADORES DA FAVELA DO JACAREZINHO: RIO DE JANEIRO DE 2000 A 2009
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): JOCELENE DE ASSIS IGNÁCIO

Colaborador(es):  DENISE PINI ROSALEM DA FONSECA - Orientador
Número do Conteúdo: 21325
Catalogação:  19/03/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21325@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21325@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21325

Resumo:
Este estudo trata de trajetórias acadêmicas e profissionais de estudantes de ensino superior residentes em espaços favelizados. O objeto empírico deste trabalho é composto pela experiência um grupo de profissionais de nível superior, moradores da favela do Jacarezinho, na cidade do Rio de Janeiro. O objetivo deste estudo é o de compreender o alcance e os limites da educação superior enquanto um dos mecanismos de garantia aos direitos de cidadania, com ênfase nos moradores de espaços favelizados no Rio de Janeiro. Os colaboradores apresentados neste trabalho são egressos do ensino superior do Rio de Janeiro, que ingressaram no Pré-vestibular para Negros e Carentes (PVNC) após o ano 2000. Dentre eles há profissionais que conquistaram posições nas principais universidades do Estado, particularmente em cursos considerados de alto perfil acadêmico e elevado valor social e simbólico, tais como: Direito, Psicologia e Engenharia. Residentes em espaços favelizados e oriundos de famílias de baixa renda, estes indivíduos contrariam certo ―determinismo social amplamente aceito, que prevê o fracasso pessoal, acadêmico e/ou profissional dos indivíduos pertencentes a este grupo. Entretanto, a hipótese que norteia este trabalho é a de que a passagem pelo ensino superior, por si só, não afiança aos moradores de espaços favelizados - majoritariamente afros descendentes -, a garantia aos direitos de cidadania, uma realidade que demonstra os limites de uma das principais apostas políticas dos movimentos de resistência social contemporâneos.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui