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Coleção Digital
Título: A ESTRUTURA SACRAMENTAL DA HISTÓRIA SALVÍFICA: ESTUDO COMPARADO DE EDWARD SCHILLEBBECKX E DE LUIGI GIUSSANI Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor: PAULO ALVES ROMAO
Colaborador(es): ABIMAR OLIVEIRA DE MORAES - Orientador
Número do Conteúdo: 21324
Catalogação: 19/03/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21324@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21324@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21324
Resumo:
Título: A ESTRUTURA SACRAMENTAL DA HISTÓRIA SALVÍFICA: ESTUDO COMPARADO DE EDWARD SCHILLEBBECKX E DE LUIGI GIUSSANI Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor: PAULO ALVES ROMAO
Colaborador(es): ABIMAR OLIVEIRA DE MORAES - Orientador
Número do Conteúdo: 21324
Catalogação: 19/03/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21324@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21324@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21324
Resumo:
Esta tese elabora as visões teológico-sacramentais desses autores, colocando
em relevo elementos centrais da sacramentalidade da Revelação e da Fé. Em tais
visões, colocamos em realce que a sacramentalidade da história salvífica alcança a
sua plena expressão na pessoa de Jesus Cristo, porque por meio dEle nos é
manifestada a totalidade do Ser de Deus. Com a Revelação Deus entra em diálogo
pessoal com o ser humano na história. Esse diálogo conhece seu cume e expressão
definitiva em Cristo, graças à sua humanidade. No centro da história da revelaçãosalvação
está o homem Jesus, que atua de forma verdadeiramente humana e
histórica. O modo de revelar introduzido por Jesus é insuperável e, por
conseguinte, normativo. Mas com a Sua morte, ressurreição e ascensão aos céus,
não é mais possível encontrá-lo de forma física, corporal, ou seja, sacramental.
Por isso ele fundou sua Igreja, sacramento da sua presença: de fato, a
sacramentalidade da Igreja lança uma ponte sobre o afastamento ou desproporção
que existe entre o Cristo celeste e a humanidade não glorificada, e torna possível o
encontro humano recíproco entre Cristo e a humanidade, após a Sua ascensão. Isto
porque a Igreja, plasmada no mistério pascal, recebe o sopro do Espírito no
Pentecostes e, com isso, adquire estatura para a qual foi criada, podendo, assim,
assumir a missão a ela destinada: tornar presente o mistério do Filho de Deus feito
homem e convocar todos os homens para entrar na forma última e definitiva de
communio-comunidade com Deus e entre si.
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