$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: TRABALHO E AVIAÇÃO MILITAR NO BRASIL: CONDIÇÕES DE TRABALHO NO SETOR DE MANUTENÇÃO DE AERONAVES NO ÂMBITO DA POLÍTICA DE DEFESA NACIONAL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RITA EMILIA ALVES DA SILVA

Colaborador(es):  INEZ TEREZINHA STAMPA - Orientador
Número do Conteúdo: 21294
Catalogação:  13/03/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21294@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21294@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21294

Resumo:
Esta pesquisa procurou investigar de que forma as recentes transformações experimentadas no mundo do trabalho, principalmente a partir da década de 1990, trouxeram consequências, no âmbito das políticas de defesa nacional, para os trabalhadores do setor de manutenção da aviação militar brasileira. Para tanto, foi realizado estudo junto ao setor de manutenção das aeronaves militares da Força Aérea Brasileira (FAB) de forma a permitir a compreensão de como são estabelecidas as relações de trabalho naquele espaço militar estratégico. A pesquisa buscou, em um primeiro momento, identificar as especificidades de um trabalho que, por estar ligado, diretamente, à defesa militar do país, requer a compreensão de um universo institucional diferente dos demais no contexto dos serviços públicos. Para realizar essa necessária aproximação com o universo dos mecânicos militares pertencentes à FAB, revelou-se determinante, também, refletir sobre a trajetória das mudanças pelas quais passaram as Forças Armadas nas últimas duas décadas. Nesse sentido, a pesquisa buscou compreender a realidade do trabalho dos militares do setor de manutenção da aviação militar a partir das mudanças ocorridas nas Forças Armadas Brasileiras, e em especial na FAB, tendo em vista o processo de reestruturação produtiva, a reforma do Estado, e o estabelecimento de novas formas de gestão das atividades de defesa nacional. Da mesma forma, a pesquisa apontou que, no Brasil, as demandas oriundas da política de defesa, destacando-se a Estratégia Nacional de Defesa, não são acompanhadas dos investimentos necessários, o que traz desafios adicionais para o desenvolvimento das atividades dos trabalhadores que atuam na manutenção de aeronaves militares.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui