$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: A TRANSEXUALIDADE E OS DIREITOS INERENTES À ALTERAÇÃO DE GÊNERO
Autor: MARINA DE CARVALHO CARNEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCIA NINA BERNARDES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 21233
Catalogação:  01/03/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21233@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21233

Resumo:
O Fenômeno da transexualidade não é especificamente regulado pelo ordenamento jurídico brasileiro. Para se propiciar uma sistematização justa e eficaz dos direitos dos transexuais, faz-se necessária uma compreensão humanitária da ideia de transexualidade. A não adequação do sexo físico como sexo psíquico do individuo e a necessidade de retificação subjetivada pelo indivíduo gera uma série de consequências jurídicas não abarcadas pelo nosso ordenamento de modo que as mais emblemáticas são a redefinição do gênero e nome do transexual e os aspectos burocráticos da cirurgia de redesignaçao sexual. Ocorre que para se pensar em meios para solucionar essas questões oriundas da busca do transexual pela sua adequação física, é preciso questionar a patologizaçao da transexualidade e repensar a conceituação contemporânea de gênero e sexo. Não obstante, há fundamentação jurídica que legitima a busca do transexual, como a autonomia da vontade e o respeito à dignidade da pessoa humana. Nesse sentido, por meio desta monografia, pretende-se demonstrar o caminho percorrido pelo transexual na busca por sua inclusão social e superação dos preconceitos sofridos por sua condição, apresentando as soluções jurídicas protetivas da resolução da vontade do individuo, bem como uma reflexão sobre as medidas mais adequadas para viabilizar uma regulamentação específica do tema.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui