$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: MERCÚRIO NO RECIFE DO FAROL DE SÃO TOMÉ, NORTE DO RIO DE JANEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): GILBERTO BAPTISTA DE SOUZA

Colaborador(es):  ISABEL MARIA NETO DA SILVA MOREIRA - Orientador
HELENA DO AMARAL KEHRIG - Coorientador
Número do Conteúdo: 21195
Catalogação:  20/02/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21195@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21195@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21195

Resumo:
Neste estudo foram determinadas as concentrações de mercúrio total (Hgtotal) na fauna agregada aos recifes arenosos formados por poliquetas, Phragmatopoma lapidosa, com o intuito de se verificar a transferência trófica deste elemento. Além da biota presente como, mexilhão (Perna perna), alga verde (Ulva spp.), caranguejo-porcelana (Pachycheles sp), molusca gastrópoda (Thais haemastoma) e sua postura, o Hgtotal também foi determinado no material particulado em suspensão e no sedimento superficial da região localizada no Farol de São Tomé (22 04 52 S e 041 06 59 W), no norte do Estado do Rio de Janeiro. Esta área oceânica pertence a uma região de transição faunística, que apresenta uma grande biodiversidade. O Hgtotal nas amostras bióticas e abióticas secas foi determinado em um espectrômetro de absorção atômica com vapor frio, acoplado a um sistema de injeção em fluxo Perkin Elmer, modelo FIAS 400. Para se caracterizar a área, os parâmetros físicos e químicos pH, Eh, salinidade e temperatura foram determinados. A concentração de clorofila a também foi determinada (0,004 ug.L menos 1) classificando o ambiente como oligotrófico no momento da coleta. O total de sólidos em suspensão apresentou uma concentração baixa de Hgtotal (156,78 mais ou menos 0,61 ug.kg menos 1). Dentre a biota analisada a molusca gastrópoda apresentou a maior concentração nos seus tecidos moles (82,75 mais ou menos 5,78 ug.kg menos 1). Entretanto a sua principal fonte de alimento, o mexilhão apresentou uma concentração de Hgtotal quatro vezes menor (19,13 mais ou menos 0,58 ug.kg menos1) e a sua postura aproximadamente onze vezes menor (7,36 mais ou menos 0,71 ug.kgmenos1). A partir destes dados conclui-se que houve a transferência trófica do Hgtotal entre os organismos estudados.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui