$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: REFLEXÕES SOBRE O ATO FOTOGRÁFICO COMO REPRESENTAÇÃO SOCIAL MODERNA
Autor: CLAUDIO DE SAO PLACIDO BRANDAO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ALBERTO CIPINIUK - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 21126
Catalogação:  05/02/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21126@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21126@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21126

Resumo:
Nos últimos anos temos ouvido que as novas tecnologias associadas à produção e circulação de informações e imagens são responsáveis por uma espécie de revolução da vida contemporânea, pautando ativismos sociais, bem como a forma como nos relacionamos socialmente. De fato as transformações ocorreram, mas não podemos pensar em uma relação determinista entre tecnologia e as mudanças sociais a ela atribuída. Mostramos neste trabalho que as tecnologias só se impõem na medida que encontrem um público que as aceite ou que de certa forma esteja preparado para recebê-las. Bem como na medida que parece neutra ou transparente. Deste modo voltamos nosso olhar para o papel da sociedade na chancela da fotografia como representação social moderna, sendo a fotografia o objeto deste trabalho. Procuramos mostrar, em três momentos distintos, as formas de ver, suas práticas e convenções sociais usadas na representação, bem como a maneira que os sujeitos sociais se dão a ver. Em um primeiro momento investigamos as formas de representação desde as primeiras imagens encontradas no interior de cavernas como Lascaux e Altamira, até o aparecimento da fotografia. Em seguida mostramos como o processo fotográfico é apresentado publicamente como democrático, natural e independente da mão do representador. Destacamos que é o uso da fotografia pelo poder político e a circulação nos jornais e revistas, que de fato a valida como a forma de representação social dominante. O uso da fotografia como documento de identificação e vigilância aliada às formas capitalistas de produção e industrialização do processo de representação identificam a fotografia como produto típico da modernidade. Por último, buscamos as influências das transformações econômicas e sociais sobre a representação fotográfica no período que se convencionou chamar de pós-moderno que culminaram na chamada Revolução Digital. Mostramos que de fato esta passagem não foi assim radical, visto que se deu paulatinamente, respeitando a lógica do mercado, apresentando novidades em doses calculadas de olho no comportamento dos consumidores.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui