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Título: PORTAIS CORPORATIVOS DE COMPRAS: UMA ABORDAGEM DE UMA EMPRESA DE ENERGIA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): CELSO DOS SANTOS MATOSO LOPES

Colaborador(es):  LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO - Orientador
Catalogação:  05/02/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21124@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21124@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21124

Resumo:
O fenômeno da globalização e o crescente avanço tecnológico, a partir do uso massivo da internet, trouxe a necessidade da criação de mecanismos competitivos ao novo modelo mercadológico desregulamentado. A geração de vantagem competitiva torna-se essencial no posicionamento das organizações frente ao desafio de adaptação à nova ordem mundial. Nesse contexto emergente da tecnologia como sustentáculo da gestão do conhecimento empresarial, os portais corporativos passam a ter importância vital no modelo da organização moderna. A presente dissertação analisa o tema, confrontando as diversas definições disponíveis na literatura acadêmica atual, e suas nuances de aplicabilidade prática com base nos desafios, modelos de negócios, arquitetura desejável e resultados possíveis. No centro da análise dar-se-á foco à utilização de portais com referência aos processos de aquisição corporativa, exemplificando as principais características dessa ferramenta, com base no estudo de caso em uma empresa de energia, na abordagem dos elementos motivadores à adoção, contextos tecnológicos e empresariais, histórico do processo de implantação e as mudanças decorrentes da adoção da plataforma. O estudo foi baseado na vivência do autor com a proximidade à empresa de energia e nas percepções qualitativas colhidas com os executivos da alta administração e colaboradores desta corporação. Por fim, como síntese do estudo, são oferecidos insights da situação real sustentada na referência acadêmica, como mais uma proposta de análise das lições aprendidas, oportunidades de ganho e visão de futuro na decisão de escolha pela ferramenta de portais corporativos de compras.

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