$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: A GUERRA PINTADA: UMA IMAGEM DE NAÇÃO NAS TELAS DE VICTOR MEIRELLES E PEDRO AMÉRICO REFERENTES À GUERRA DO PARAGUAI
Autor: FELIPE BOTELHO ALVES FUSCO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  RICARDO HENRIQUE SALLES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 21123
Catalogação:  05/02/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21123@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21123

Resumo:
Este trabalho pretende analisar três quadros executados no gênero Pintura Histórica por dois dos maiores nomes da pintura brasileira do século XIX, no âmbito da Academia Imperial de Belas Artes: Victor Meirelles de Lima e Pedro Américo de Figueiredo e Mello. Os ditos quadros retratam acontecimentos da Campanha do Paraguai, guerra de caráter nacional que opôs a Tríplice Aliança ao Paraguai, entre dezembro de 1864 e março de 1870. As telas são Batalha de Campo Grande, Batalha do Avahy e Combate Naval do Riachuelo. Executadas, todas, nas duas décadas subsequentes ao conflito com o Paraguai e encomendadas e compradas pelo Estado Imperial brasileiro, as telas materializam uma determinada imagem de nação que se apresenta em oposição à imagem do inimigo, refletem o projeto nacionalista imperial e a imagem que a sociedade brasileira tinha de si mesma. Além disto, acredita-se que estas obras também apresentam indícios de mudança nesta imagem de nação devido aos choques políticos e sociais desencadeados pela guerra. Este estudo busca compreender o significado deste tipo de trabalho artístico de cunho patriótico justamente no momento de decadência da monarquia brasileira, procurando inseri-los em seu contexto de produção e relacioná-los com os ideais de modernidade e de nação que tiravam do Estado Imperial brasileiro a ação hegemônica na produção de símbolos da nacionalidade.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui