$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: ANÁLISE DO DESEMPENHO DE UM VEÍCULO DE COMPETIÇÃO BASEADA EM AQUISIÇÃO DE DADOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): JOAO MAURO CHAIR SCALABRIN

Colaborador(es):  MAURO SPERANZA NETO - Orientador
Número do Conteúdo: 21072
Catalogação:  31/01/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21072@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21072

Resumo:
O objetivo deste projeto é avaliar o desempenho dinâmico de veículos de competição a partir dos dados aquisitados por equipamento dedicado, instalado no veículo, durante voltas em um circuito fechado, através dos sinais de comando (posição dos pedais do acelerador e freio e ângulo de esterçamento do volante) e da RPM. Serão determinados comportamentos dinâmicos do veículo, entre eles os comportamentos subesterçante, neutro ou sobresterçante, fundamentais para avaliação do desempenho do veículo e do piloto que o conduz. A partir desta análise pode-se, entre outras ações, estabelecer uma regulagem específica para o veículo, alterar as atitudes do piloto ou definir a trajetória mais adequada no circuito. Neste trabalho serão empregadas técnicas de tratamento e processamento de dados, ferramentas de otimização e de análise e simulação de sistemas dinâmicos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui