INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: COÉ, CHEGAÍ: PESQUISANDO A DINÂMICA DA FORMAÇÃO DE GRUPOS DE ADOLESCENTES EM NARRATIVAS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): DAYSE MARIA OLIVEIRA DOS SANTOS TAVEIRA

Colaborador(es):  LILIANA CABRAL BASTOS - Orientador
Catalogação:  28/01/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21051@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21051@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21051

Resumo:
Esta pesquisa põe seu foco principal na dinâmica de inclusão e exclusão em grupos de adolescentes no contexto escolar. Os grupos são construídos como pequenos agrupamentos de amigos cuja estrutura tem um caráter fluido e dinâmico e que se relacionam entre si, formando tramas ou redes de relacionamentos. Nessa dinâmica, o adolescente precisa se encaixar e ser aceito, o que nem sempre ocorre com êxito, pois o grupo que funciona como elemento agregador, também é aquele que pode promover a exclusão. Nesse sentido, a pesquisa busca ouvir os adolescentes sobre a dinâmica da formação desses agrupamentos, assim como sobre questões relacionadas aos processos de inclusão e exclusão. Trata-se de um estudo de cunho etnográfico que procura aliar a perspectiva sócio-histórica de construção de identidades, na qual as mesmas são construídas dentro de um contexto social, cultural e histórico, a uma abordagem microanalítica com enfoque na análise de narrativas em interação. Para a análise de narrativas, a pesquisa utiliza categorias labovianas de forma flexível, em especial a de avaliação. É observada a performance narrativa/identitária, com foco na avaliação, e tal análise se faz com base no método de análise de posicionamentos, o qual permite observar como os indivíduos se posicionam em relação às suas identidades e às identidades de seus interlocutores. A pesquisa, enfim, dimensiona a comunidade aqui estudada como microcosmo que possibilita uma perspectiva local e cria inteligibilidade sobre questões ligadas à cultura adolescente, mormente sobre os processos de inclusão e exclusão que se dão na dinâmica de formação de grupos de adolescentes na escola.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui