$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: A TEOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO EM VÍCTOR CODINA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): NIVALDA MILAK

Colaborador(es):  MARIO DE FRANCA MIRANDA - Orientador
Número do Conteúdo: 21045
Catalogação:  25/01/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21045@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21045@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21045

Resumo:
A teologia do Espírito Santo em Víctor Codina, tecida na linha da complementação cristológica e eclesiológica pós-conciliar, relaciona o Espírito Santo e a Igreja em perspectiva histórico-crítica no processo salvífico que une Jesus à Igreja. O autor escuta e reflete teologicamente a partir da realidade existencial latino-americana e projeta consequências pastorais, frente ao silêncio da teologia moderna. O objeto dessa reflexão teológica é tratado como luz que permite contemplar objetivamente a realidade sociocultural, teológica, eclesial e cósmica. Elementos históricos e teológicos essenciais situam a pneumatologia codiniana no horizonte da matriz teológica libertadora, cuja fecundidade suscita nova experiência espiritual nascida da solidariedade compartilhada com os crucificados da história, que vivem nas sombras da morte em expansão. Os pobres, descobertos como lugar teológico especial, conferem caráter profético à sua pneumatologia. A benevolência Divina revela os mistérios do Reino aos pobres, tornando-os portadores de valores humanos, religiosos e culturais, alternativos à modernidade. O Espírito manifesta-se onde há comunhão, justiça, compaixão e solidariedade. A salvação espiritual passa necessariamente pela libertação histórica. Perspectivas emergem no horizonte cultural e da razão simbólica, revelando algo do Mistério inefável. Um fio misterioso tece e entretece a trama histórica, conduzindo-a ao horizonte escatológico. A insuficiência pneumatológica remete a Igreja ao passado e o modelo eclesial jurídico-sacramental esgota-se. A absoluta confiança dos pobres em Deus é a razão última do debate teológico libertador. Ser cristão, mais que seguir uma doutrina, é deixar-se alcançar pelo dinamismo do Espírito, passando da ética à mística do seguimento de Jesus Cristo.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE ABREVIATURAS  PDF
INTRODUÇÃO  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui