$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: O ONTEM E O HOJE: O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DA OTAN NO PÓS-GUERRA FRIA
Autor: ANA PINHEIRO
ANNA ROMEIRO
GUILHERME FRANCE
LOUISE ALVES
RODRIGO DE OLIVEIRA
RUAN M DOS SANTOS
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 20975
Catalogação:  09/01/2013 Liberação: 09/01/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20975@1

Resumo:
O artigo analisa o processo de transformação da OTAN desde o fim da Guerra Fria até os dias de hoje. Procuramos decifrar como uma organização que tinha sido criada em função de uma única ameaça, a União Soviética, não só sobreviveu à derrocada desse inimigo e raison d être como expandiu sua área de atuação de forma significativa, passando a englobar a promoção de estabilidade política e a luta contra o terrorismo, especialmente depois dos atentados de 11 de setembro. A partir de uma perspectiva construtivista, procuramos explicar como a OTAN se transformou a partir do modelo de mudança das organizações internacionais elaborado por Ernst Haas (1990). Concluímos que a OTAN passou por um processo de adaptação, pelo qual se adequou à nova realidade do mundo desde a queda da União Soviética, assumindo novas atividades e estabelecendo novos objetivos para o seu funcionamento sem, contudo, questionar os valores fundamentais que a sustentavam.

Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui