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Título: O LEITOR-NAVEGADOR E A PESQUISA ACADÊMICA NA INTERNET
Autor: MARCELA AFONSO FERNANDEZ
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 20934
Catalogação:  27/12/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20934@1

Resumo:
Nas culturas ocidentais baseadas na lógica de redes tecida na Internet, estamos presenciando uma transformação progressiva, no que tange ao suporte, à técnica de produção textual e às novas possibilidades de receber, apropriar-se e interagir com a textualidade digital, o que tem contribuído para uma gradual instauração de novas maneiras de ler e ser leitornavegador. Este artigo se propõe a compartilhar os principais achados e reflexões, decorrentes da pesquisa intitulada A pesquisa acadêmica na Internet: leitura e modos de apropriação do conteúdo informacional digital, investigação realizada em 2010, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), integrada ao Grupo de Pesquisa Educação, Discurso e Mídia. Esta pesquisa teve como objetivo central identificar e analisar alguns modos de interação, leitura-navegação e apropriação da informação e foi produzida por um grupo de estudantes pertencentes ao Curso de Pedagogia, tomando por base suas práticas como leitores-navegadores, ao realizarem pesquisas de cunho acadêmico nas redes digitais. A pesquisa usou como desenho metodológico investigações de caráter qualitativo, tendo como instrumentos de coleta de dados o questionário, a observação e a entrevista empreendida com uma amostra intencional de 10 universitários, produzindo um corpo de conhecimentos sobre algumas práticas de leituranavegação e de pesquisa desenvolvidas. Os dados coletados e tratados na pesquisa ratificam que estamos vivendo um momento de transição paradigmática na contemporaneidade, permeado por avanços, retrocessos e coexistências nas práticas de leitura e modos de ser leitor. Nesse sentido, os estudantes investigados demonstraram uma notável capacidade nas maneiras de ler e construir sentidos, a partir dos usos da textualidade lida na rede, mas, ao mesmo tempo, reproduziram normas, convenções e valores empregados nos usos da textualidade impressa. Este estudo reforça a concepção de que, dependendo do contexto gerador da leitura (imerso em práticas culturais concretas) e das características do objeto lido (englobando a técnica de produção textual, as estruturas e formas dos suportes), o leitornavegador recorre a diferentes estratégias de leitura, que são alternadas e adaptadas de acordo com suas experiências, conhecimentos prévios, necessidades e interesses. Um enfoque complexo e ampliado que relaciona leitor, leitura e texto parece brotar da dinamicidade desse processo.

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