$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: A LEITURA PROFICIENTE DE ENUNCIADOS E DE ALTERNATIVAS DAS QUESTÕES DA PROVA DO ENEM 2011: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA
Instituição:  -
Autor(es): ISABELA DO NASCIMENTO PACHECO

Colaborador(es):  - Número do Conteúdo: 20924
Catalogação:  26/12/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20924@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.20924

Resumo:
A educação nacional reclama por urgentes transformações, principalmente quando detectamos problemas relacionados com as habilidades leitoras dos aprendizes, comprometendo seu desempenho na resolução de questões que lhes são propostas em diferentes avaliações. Partindo de observação junto a dezenove alunos do 3º ano do Ensino Médio, rede pública paulista, do período noturno, com os quais trabalhei a resolução e interpretação de duas situações-problema da Prova do ENEM 2011, na Área de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, constatei que a grande dificuldade dos mesmos encontra-se na compreensão dos enunciados e suas alternativas propostos pelos problemas da avaliação. Retomando documentos oficiais do ENEM, PCN, bem como autores que abordam a leitura numa concepção sociocognitiva e construtivista, evidencia-se a necessidade de implementação de novas metodologias e estratégias didáticas com foco na proficiência leitora dos jovens.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui