$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: PSICOLOGIA CULTURAL: UMA ABORDAGEM HERMENÊUTICA AO ESTUDO DA RELIGIÃO
Autor: J A VAN BELZEN
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 20921
Catalogação:  21/12/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Psicologia Cultural: Uma abordagem hermenêutica ao estudo da religião. Multitextos, 2013 (...): parts of this text were earlier published as: Spiritualiteit als zinvol leven. Profiel van een cultuurpsychologische benadering. Nederlands Theologisch Tijdschrift, 1996, 50, 1-21.
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20921@1

Resumo:
Quando a Psicologia se volta para autobiografias, não o faz para examinar as situações nelas descritas ou para reconstruir eventos e/ou pontos particulares no tempo. Tal pesquisa, interessante como parece ser, é geralmente deixada para os historiadores. Tampouco a Psicologia investiga as qualidades literárias existentes ou inexistentes em uma autobiografia, ou o gênero literário em si mesmo, pois que este é o reino dos teóricos da literatura. Quando a Psicologia se aproveita das autobiografias, o faz partindo de perguntas psicológicas e de uma perspectiva psicológica. O argumento mais importante para isto é que essa perspectiva pode ser trabalhada através de textos autobiográficos escritos sob qualquer forma, não se limitando às autobiografias publicadas, mas podendo incluir os textos escritos que atendam às necessidades explícitas do pesquisador, como diários e outras formas de dados autobiográficos (cf., p.ex., Bruner, 1990), constituindo-se como um modo eficaz de recolher a informação para certos tipos de pesquisa.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui