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Título: CONCEPÇÕES TEÓRICAS DE DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LEITURA
Instituição:  -
Autor(es): SABATHA CATOIA DIAS

Colaborador(es):  - Número do Conteúdo: 20886
Catalogação:  13/12/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20886@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.20886

Resumo:
Este estudo tem como tema leitura, entendida como coconstrução de sentidos. O objetivo é descrever analiticamente concepções docentes sobre as práticas de leitura nas aulas de Língua Portuguesa, fazendo-o com foco no domínio teórico-epistemológico. Assim, pretende-se responder à seguinte questão: Em se tratando de como professores de Português dos anos finais do Ensino Fundamental de escolas estaduais de Florianópolis/SC informam trabalhar com leitura – com foco em sua ancoragem teórica -, é possível depreender fundamentos do ideário histórico-cultural? Para responder à questão, analisam-se respostas obtidas por meio de entrevistas. O aporte teórico constitui-se de estudos de gêneros discursivos de Bakhtin (2010 [1952/53]) e de teorias de letramento, com base no pensamento de Street (1984, 1988, 2003), entre outros. A análise dos dados depreende concepções docentes ainda difusas emergindo como ecos do ideário histórico-cultural. Assim, a contribuição deste estudo reside no desvelamento da necessidade de ressignificações acadêmicas nas formações docentes, considerando o compromisso da universidade com a excelência da ação pedagógica na escola pública.

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