$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: ENSINO-APRENDIZAGEM DE LE: UM ESPAÇO ONDE O AFETO SE MANIFESTA
Autor: DIEGO FERNANDES COELHO NUNES
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 20884
Catalogação:  13/12/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20884@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.20884

Resumo:
Neste trabalho, apresento reflexões iniciais a respeito das relações de afeto que podem ser estabelecidas no espaço de ensino-aprendizagem de língua estrangeira e de como as mesmas podem impulsionar ou retardar esse processo de aprender. Para tanto, utilizo-me dos princípios da Prática Exploratória (MILLER, 2001; ALLWRIGHT e HANKS, 2009, inter alia), de forma a incluir todos os praticantes nesse processo. Tenho como suporte teórico para compreensão da aprendizagem a teoria sociocultural (VYGOTSKY, [1987] 2008; DAVYDOV e ZINCHENKO, 1994) à qual estão articulados os estudos de Silva (2008), nos quais as relações de afeto são levadas em consideração. Utilizo ainda os construtos vindos do estudo de narrativas (BASTOS, 2005) geradas em conversas exploratórias (MILLER, 2001; MORAES BEZERRA, 2007) por licenciandos em Letras (Português/Inglês) de uma universidade pública no estado do Rio de Janeiro, nas quais expomos nossas crenças (BARCELOS, 2006), expectativas e emoções (MORAES BEZERRA, 2012) no processo de ensino-aprendizagem.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui