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Título: ENSINO-APRENDIZAGEM DE LE: UM ESPAÇO ONDE O AFETO SE MANIFESTA
Instituição:  -
Autor(es): DIEGO FERNANDES COELHO NUNES

Colaborador(es):  - Número do Conteúdo: 20884
Catalogação:  13/12/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20884@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.20884

Resumo:
Neste trabalho, apresento reflexões iniciais a respeito das relações de afeto que podem ser estabelecidas no espaço de ensino-aprendizagem de língua estrangeira e de como as mesmas podem impulsionar ou retardar esse processo de aprender. Para tanto, utilizo-me dos princípios da Prática Exploratória (MILLER, 2001; ALLWRIGHT e HANKS, 2009, inter alia), de forma a incluir todos os praticantes nesse processo. Tenho como suporte teórico para compreensão da aprendizagem a teoria sociocultural (VYGOTSKY, [1987] 2008; DAVYDOV e ZINCHENKO, 1994) à qual estão articulados os estudos de Silva (2008), nos quais as relações de afeto são levadas em consideração. Utilizo ainda os construtos vindos do estudo de narrativas (BASTOS, 2005) geradas em conversas exploratórias (MILLER, 2001; MORAES BEZERRA, 2007) por licenciandos em Letras (Português/Inglês) de uma universidade pública no estado do Rio de Janeiro, nas quais expomos nossas crenças (BARCELOS, 2006), expectativas e emoções (MORAES BEZERRA, 2012) no processo de ensino-aprendizagem.

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