$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: CONTROLADOR DE CARGA E DESCARGA DE BATERIAS, MICROCONTROLADO COM PIC, COM APLICAÇÃO EM SISTEMAS DE FORNECIMENTO DE ENERGIA EM GERAL, INCLUINDO SISTEMAS FOTOVOLTAICOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARCELO DA COSTA SAAD

Colaborador(es):  MAURO SPERANZA NETO - Orientador
JOAO SAAD JUNIOR - Orientador
Número do Conteúdo: 20880
Catalogação:  13/12/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20880@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20880@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20880

Resumo:
A presente monografia aborda o desenvolvimento de um equipamento para carga e avaliação de estado de baterias chumbo ácido, microcontrolado com PIC, para sistemas de fornecimento de energia com base em painéis fotovoltaicos, motivado pela importância, variedade e o custo que as baterias representam nestes sistemas. A monografia não se propõe a apresentar o projeto completo, mas a descrever os principais aspectos envolvidos neste projeto aparentemente simples, mas que, na verdade, apresenta grande complexidade e diversificação de áreas de conhecimento. Desta forma, a monografia inicia descrevendo as principais características das baterias chumbo ácidas e as formas de carregamento a partir de painéis fotovoltaicos. Descreve a etapa de controle composta pela unidade microprocessada com um PIC e por uma interface com um PC. Isto permite a entrada de dados da bateria e, consequentemente, a configuração do carregador, fazendo que ele seja programável para operar com diferentes tipos de baterias de chumbo ácido. Posteriormente, o software poderá ser adaptado para a operação com outros tipos de baterias, o que confere ao projeto uma flexibilidade e expansibilidade para aplicações e necessidades futuras. O trabalho aborda os aspectos necessários para o controle de transistores de chaveamento IGBT e os circuitos de condicionamento analógico para a aquisição de tensão e corrente necessários para o controle da carga. Considerando-se que a monografia trata de um projeto de hardware envolvendo eletrônica de potência com o chaveamento rápido de correntes relativamente altas, incluiu-se a descrição dos cuidados especiais tomados para a garantia da compatibilidade eletromagnética intra e inter-sistêmica. Ou seja, busca evitar que os circuitos dos transistores de potência interfiram nos circuitos de acionamento (driver), no controle microprogramado, bem como nos circuitos analógicos, que trabalham com sinais de baixo nível e resolução de 10 bits. Os cuidados descritos incluem basicamente alguns cuidados no circuito básico e a topologia do circuito impresso. A monografia mostra questões importantes relacionadas com a compatibilidade eletromagnética inter-sistêmica ao se minimizar as radiações eletromagnéticas espúrias, pelo seu potencial de interferirem em sistemas de radiocomunicações, devidamente estabelecidas pelo Código Brasileiro de Telecomunicações (Lei número 9472) e protegidas por várias normas internacionais. Estes conceitos são praticamente desconhecidos por parte dos engenheiros eletrônicos do Brasil, o que nos faz crer que a monografia avança em uma questão importante e muito desconhecida sobre o assunto ao apresentar os cuidados especiais exigidos no projeto para a operação correta deste tipo de equipamento.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui