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Título: UM ESTUDO NUMÉRICO E EXPERIMENTAL PARA A AVALIAÇÃO DA INTERAÇÃO SOLO - DUTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARIA MARTA DE CASTRO ROSAS

Colaborador(es):  EURIPEDES DO AMARAL VARGAS JUNIOR - Orientador
ALVARO MAIA DA COSTA - Orientador
CLAUDIO DOS SANTOS AMARAL - Orientador
Número do Conteúdo: 2086
Catalogação:  13/11/2001 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2086@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2086@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.2086

Resumo:
Com o crescente aumento de lâminas d`água na área de exploração e produção de petróleo no mar, surgiu também o aumento de unidades de exploração e produção tipo semi - submersíveis. Os risers rígidos em catenária surgiram então como solução para exportar óleo e gás das plataformas semi- submersíveis até os dutos de transporte. Do ponto de vista de fadiga, existem duas regiões críticas onde ocorrem as maiores tensões, em um projeto de riser: o trecho junto ao ponto de conexão na plataforma e o trecho junto ao piso marinho (TDP). Os risers rígidos em catenária, SCRs ou steel catenary risers, constituem-se hoje em uma das principais soluções para águas profundas e ultra-profundas. Sua principal aplicabilidade baseia-se no fato de ser a única solução viável em lâminas d`água acima de 1500m, onde as linhas flexíveis ainda não podem ser utilizadas, em função da elevada pressão externa. Este trabalho apresenta um estudo da interação solo-duto de risers rígidos é constituído de duas partes: na primeira são relatados os resultados de um modelo físico realizado no IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), e, na segunda os resultados de análises numéricas que procuraram reproduzir os ensaios no modelo físico. São apresentadas também comparações entre os dois modelos. Os resultados permitiram estabelecer um modelo constitutivo simplificado do comportamento do contato solo-duto em condições de carregamento lateral.

Descrição Arquivo
CAPA, DEDIC., EPÍGRAFE, AGRAD., RES., ABSTRACT,SUMÁRIO,LISTA DE FIG.,DE TAB.,DE SÍMB., CAPS.1 AO 4  PDF  
CAPÍTULO 5  PDF  
CAPÍTULO 5 (CONTINUAÇÃO), CAPÍTULO 6, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF  
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