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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: (NÃO) RESOLUÇÃO DE (NÃO) PROBLEMAS: CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN PARA OS ANSEIOS DA EDUCAÇÃO EM UM MUNDO COMPLEXO Autor: TATIANA TABAK
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JACKELINE LIMA FARBIARZ - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 20869
Catalogação: 12/12/2012 Liberação: 12/12/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20869&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20869&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20869
Resumo:
Título: (NÃO) RESOLUÇÃO DE (NÃO) PROBLEMAS: CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN PARA OS ANSEIOS DA EDUCAÇÃO EM UM MUNDO COMPLEXO Autor: TATIANA TABAK
Nº do Conteudo: 20869
Catalogação: 12/12/2012 Liberação: 12/12/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20869&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20869&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20869
Resumo:
É crescente na Educação básica a preocupação em formar olhares capazes de aceitar a complexidade das situações reais, sem reduzi-la, sintetizá-la ou livrá-la de suas contradições. Neste contexto, a ideia de preparar alunos competentes para resolverem problemas é recorrente em documentos acerca dos novos objetivos da Educação contemporânea, especialmente nos parâmetros do PISA, o importante programa de avaliação internacional de estudantes, no qual assume o status de símbolo da capacidade de mobilizar conhecimentos para lidar com a realidade. A partir da consideração de que o conceito de resolução de problemas ainda é interpretado de formas bastante díspares, esta dissertação visa explorar possíveis contribuições do campo do Design para a Educação, no sentido de trazer novas perspectivas sobre o seu papel na capacidade dos alunos em lidar com a complexidade do mundo, tal como descrita por Morin. Para tanto, foi traçado um percurso de discussões epistemológicas e metodológicas, desde Simon até Coyne e Findeli, passando por Rittel E Webber, Schon e Buchanan, nas quais é questionada a congruência dos termos problema e solução com a prática e o ensino do campo. Também foram conduzidas entrevistas com professores da Educação básica que cursaram a graduação em Design, como forma de nos engajarmos em um diálogo, do qual poderiam emergir conceitos e conexões que revelassem como os entendimentos próprios do campo do Design poderiam oferecer contribuições para o âmbito educacional. Entendemos que o contexto de propensões e motivações do Design, pela pluralidade de sua dimensão cultural, favorece a transcendência das dicotomias e a compreensão do aspecto fundamental da complexidade.