$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: LETRAMENTO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA EXPERIÊNCIA E MÚLTIPLOS APRENDIZADOS
Autor: LUCIANO TAVEIRA DE AZEVEDO
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 20863
Catalogação:  12/12/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20863@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.escrita.20863

Resumo:
Neste relato de experiência, nós apresentamos os resultados obtidos durante a vivência de um projeto de letramento na disciplina de Língua Portuguesa com alunos do primeiro ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico da Escola Professor Agamemnon Magalhães. Buscamos apoio teórico nas reflexões desenvolvidas por Kleiman (1995), Antunes (2003), Bakhtin (2006) e Schneuwly e Dolz (2010) sobre gêneros textuais, leitura e produção de textos. Com base nesses autores, assumimos uma perspectiva sociodiscursiva e interacionista da linguagem. O projeto teve como objetivo intervir no processo de ensinoaprendizagem de leitura e produção textual, uma vez que foram identificadas deficiências relativas ao reconhecimento do gênero textual, uso adequado das relações morfossintáticas, leitura expressiva e compreensão textual. Ao longo da vivência do projeto, os estudantes foram expostos a diferentes gêneros textuais e situações sociocomunicativas que contribuíram para amenizar ou solucionar as deficiências identificadas. O projeto de letramento recebeu o nome de Luiz Gonzaga Canta o Sertão Nordestino.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui