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Título: PBL COMO METODOLOGIA DE ENSINO DE FONOAUDIOLOGIA UMA EXPERIÊNCIA PIONEIRA
Autor: LÍVIA MIRANDA DE OLIVEIRA
FABIANA CRISTINA CARLINO
MONIKA MIRANDA DE OLIVEIRA
IARA MARIA FERREIRA SANTOS
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 20862
Catalogação:  12/12/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20862@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.escrita.20862

Resumo:
Este relato de experiência busca retratar a vivência de situações de ensino-aprendizagem no curso de fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe (campus de Ciências Médicas de Lagarto), que adota o PBL (Problem Based Learning) como metodologia exclusiva de ensino. A disciplina Linguagem na Infância e Adolescência foi selecionada para relato da experiência de ensino de fonoaudiologia por meio do PBL. O texto foi estruturado de modo a apresentar as vivências de diferentes momentos de uso dessa metodologia ativa: 1. Iniciou-se pelas sessões tutoriais, que fundamenta e sustenta teoricamente todas as outras práticas; 2. Prosseguiu-se com as práticas de habilidades, que consiste em observar e treinar avaliação, diagnóstico e procedimentos terapêuticos; e 3. Finalizou-se com as práticas de ensino na comunidade (PEC), que é o momento em que os alunos entram em contato direto com a realidade de diferentes campos de atuação. Pôde-se observar que o PBL apresenta diversas vantagens, tais como o fato de contribuir sobremaneira para a formação de fonoaudiólogos autônomos, seguros de suas práticas clínicas devido à imersão precoce no contexto da prática. Todavia, destacam-se também nossos conflitos e inquietações enquanto professoras, diante da necessidade que sentimos de nos servir de momentos de instrução expositiva, dada a complexidade dos assuntos e interfaces contempladas na disciplina em questão.

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