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Título: EFEITOS DO DISCURSO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DO PROFESSOR DE LÍNGUAS
Autor: CARLA NUNES VIEIRA TAVARES
LUCAS ARAUJO CHAGAS
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 20833
Catalogação:  10/12/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20833@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.escrita.20833

Resumo:
Observa-se no discurso pedagógico e acadêmico uma grande ênfase à relevância das novas tecnologias no contexto educacional. Ao considerar a valorização atribuída pela sociedade a tudo que é inovador e a constante reformulação pela qual passa o conhecimento na sociedade da informação, tanto a incorporação das novas tecnologias ao ambiente educativo como as políticas educacionais voltadas para a inclusão digital parecem ser plenamente justificáveis. Este artigo, porém, pretende problematizar os desdobramentos desse discurso aparentemente inquestionável para a constituição identitária do professor, em especial, de línguas, com base no escopo teórico-metodológico dos estudos discursivos de linha francesa. Para tanto, contrastamos a noção de identidade versus as análises de um excerto de texto publicitário e de algumas sequências discursivas provenientes do corpus do trabalho de Tavares (2010). Por fim, concluímos este trabalho com algumas ponderações sobre como a identidade do professor pode sofrer desestabilizações em função da interpelação do discurso das novas tecnologias.

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