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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: EFEITOS DO DISCURSO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DO PROFESSOR DE LÍNGUAS Autor: CARLA NUNES VIEIRA TAVARES
LUCAS ARAUJO CHAGAS
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 20833
Catalogação: 10/12/2012 Liberação: 10/12/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20833@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.escrita.20833
Resumo:
Título: EFEITOS DO DISCURSO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DO PROFESSOR DE LÍNGUAS Autor: CARLA NUNES VIEIRA TAVARES
Nº do Conteudo: 20833
Catalogação: 10/12/2012 Liberação: 10/12/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20833@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.escrita.20833
Resumo:
Observa-se no discurso pedagógico e acadêmico
uma grande ênfase à relevância das novas
tecnologias no contexto educacional. Ao
considerar a valorização atribuída pela
sociedade a tudo que é inovador e a constante
reformulação pela qual passa o conhecimento na
sociedade da informação, tanto a incorporação
das novas tecnologias ao ambiente educativo
como as políticas educacionais voltadas para a
inclusão digital parecem ser plenamente
justificáveis. Este artigo, porém, pretende
problematizar os desdobramentos desse discurso
aparentemente inquestionável para a
constituição identitária do professor, em
especial, de línguas, com base no escopo
teórico-metodológico dos estudos discursivos de
linha francesa. Para tanto, contrastamos a noção
de identidade versus as análises de um excerto
de texto publicitário e de algumas sequências
discursivas provenientes do corpus do trabalho
de Tavares (2010). Por fim, concluímos este
trabalho com algumas ponderações sobre como
a identidade do professor pode sofrer
desestabilizações em função da interpelação do
discurso das novas tecnologias.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |