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Título: O ANALFABETISMO FUNCIONAL RELATIVO A EXAMES DE SANGUE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MELISSA WILSON SENRA

Colaborador(es):  PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA - Orientador
Número do Conteúdo: 20747
Catalogação:  27/11/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20747@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20747@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20747

Resumo:
Este estudo tem como objetivo graduar a compreensão do consumidor de serviços médicos sobre exames de sangue. Por essa razão, o estudo junta-se à crescente atenção que o marketing vem dando ao impacto do analfabetismo funcional no comportamento do consumidor, particularmente em relação à utilização de serviços médicos. Entrevistas com médicos e pesquisas em sites e blogs de informações médicas serviram de base para a elaboração de uma prova de conhecimentos. A elaboração da prova foi inspirada em dois instrumentos de medida SILS (The Single Item Literacy Screener) e no TOFHLA (Test of Functional Health Literacy in Adults). A prova foi aplicada a uma amostra de pacientes que fizeram exames de sangue recentemente. Os resultados permitiram classificar os respondentes quanto a sua compreensão tanto das orientações médicas quanto dos resultados dos exames de sangue. Esta classificação mostra lacunas significativas na compreensão do consumidor. Os resultados mostram, também, o tipo de atenção que os profissionais de marketing que atuam nos laboratórios que executam exames sanguíneos e outros estabelecimentos que prestam serviços nessa esfera devem dar ao problema.

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