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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: POR INADVERTÊNCIA: SOBRE A INCERTEZA NA PINTURA DE MANET Autor: PEDRO DAMASCENO FRANCA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CECILIA COTRIM MARTINS DE MELLO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 20738
Catalogação: 26/11/2012 Liberação: 26/11/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20738@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20738@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20738
Resumo:
Título: POR INADVERTÊNCIA: SOBRE A INCERTEZA NA PINTURA DE MANET Autor: PEDRO DAMASCENO FRANCA
Nº do Conteudo: 20738
Catalogação: 26/11/2012 Liberação: 26/11/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20738@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20738@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20738
Resumo:
Este trabalho procura discutir a obra do pintor francês Édouard Manet (1832 –
1883) a partir da intuição de que sua de que, flutuante entre dois blocos de narrativas
produtores de certezas (entre a tradição do Renascimento e a tradição moderna;
entre a era dos tratados e a dos manifestos) não consegue aderir aos discursos sobre a
representação e sobre a natureza da pintura herdados do passado e nem erigir em seu
lugar formulações que os substituam. Assim, perguntamos se (e como) foi possível,
para a tradição do Renascimento e para a tradição modernista, projetar a idéia de uma
verdade, ou fundamento da pintura. Em nossa análise, trabalhamos diretamente com a
partir de obras tais quais Le Déjeuner sur l’herbe (1863), La Nymphe surprise (1862)
e L’Éxécution de Maximilien (1867) e da leitura de inserções da obra de Manet na
história da pintura moderna, como seu fundador, em Georges Bataille, Clement
Greenberg and Thierry de Duve.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |