$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: ENSAIOS TRIAXIAIS CÚBICOS EM AREIAS SATURADAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): HELENA DAHIA QUARESMA

Colaborador(es):  ALBERTO DE SAMPAIO FERRAZ JARDIM SAYAO - Orientador
Número do Conteúdo: 2068
Catalogação:  05/11/2001 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2068@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2068@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.2068

Resumo:
Este trabalho apresenta um estudo experimental detalhado do comportamento tensão-deformação-resistência de uma areia saturada submetida a uma condição tridimensional de carregamento. Os ensaios foram realizados nos equipamentos triaxiais cúbico e convencional. O equipamento triaxial cúbico apresenta a vantagem de controlar a magnitude das três tensões principais independentemente ( sigma 1 , sigma 2 , sigma 3 ) sob condições drenada e não drenada. Para o desenvolvimento do trabalho foi utilizada uma amostra de areia calcárea. Os corpos de prova utilizados foram moldados por pluviação submersa. No programa experimental foram realizados ensaios especiais, seguindo diferentes trajetórias de tensão. Este programa foi elaborado de modo a verificar a influência de cada parâmetro de tensão individualmente e os efeitos da anisotropia inicial de areias preparadas por pluviação submersa. Verifica-se através dos resultados de ensaios drenados que as deformações cisalhante e volumétrica são maiores na condição axissimétrica do que na de deformação plana. Tal observação equivale, em solicitações não drenadas, a um acréscimo de poropressão mais acentuado na condição axissimétrica. O comportamento anisotrópico de areias também é revelado com base em ensaios com diferentes direções ( alfa ) da tensão principal maior. Nos ensaios onde alfa = 90 graus Celsius (direção do carregamento perpendicular à de deposição do solo), ocorrem variações de deformação volumétrica e cisalhante bem mais acentuadas do que para alfa = 0 . O programa experimental mostrou ainda que areias calcáreas não cimentadas não apresentam comportamento tensão-deformação acentuadamente diferente do comportamento de areias de quartzo, mais usuais no Brasil.

Descrição Arquivo
CAPA, DEDIC., AGRAD., RES., ABSTRACT, SUMÁRIO, LISTA DE FIG., DE TABELAS, DE SÍMBOLOS, CAPS. 1 AO 4  PDF  
CAPÍTULOS 5, 6, 7, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF  
APÊNDICE  PDF  
APÊNDICE (CONTINUAÇÃO)  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui