XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: INFRAESTRUTURA, GESTÃO ESCOLAR E DESEMPENHO EM LEITURA E MATEMÁTICA: UM ESTUDO A PARTIR DO PROJETO GERES Autor: NAIRA DA COSTA MUYLAERT LIMA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 20677
Catalogação: 06/11/2012 Liberação: 06/11/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20677@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20677@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20677
Resumo:
Título: INFRAESTRUTURA, GESTÃO ESCOLAR E DESEMPENHO EM LEITURA E MATEMÁTICA: UM ESTUDO A PARTIR DO PROJETO GERES Autor: NAIRA DA COSTA MUYLAERT LIMA
Nº do Conteudo: 20677
Catalogação: 06/11/2012 Liberação: 06/11/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20677@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20677@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20677
Resumo:
Desde a década de 1970, os estudos sobre eficácia escolar voltaram seu
olhar para dentro da escola com a intenção de conhecer e compreender as
características escolares que interferem no desempenho acadêmico dos alunos.
As pesquisas começaram a encontrar um conjunto de fatores que influenciam na
aprendizagem, fazendo com que os alunos tenham um resultado acadêmico
melhor do que o esperado. Ou seja, são escolas que possuem um conjunto de
características que fazem com que os estudantes tenham bons resultados nas
avaliações educacionais. Partindo da literatura brasileira sobre eficácia escolar
segundo a qual tanto os recursos escolares como a organização e gestão da
escola importam no desempenho dos alunos, esta pesquisa investiga a
distribuição das características escolares relativas à infraestrutura e à gestão
pedagógica das escolas, bem como analisa o impacto dessas características na
proficiência dos alunos participantes do Projeto Geres, ao longo do primeiro
segmento do ensino fundamental, nas disciplinas de Matemática e Leitura. Este
estudo verificou que a distribuição das características escolares é muito desigual
entre as redes de ensino, os municípios e os diferentes níveis socioeconômicos
dos alunos. Além disso, os resultados das análises de regressão linear, realizadas
a partir dos dados longitudinais do Geres, mostram que certas características das
escolas são mais importantes em determinados anos escolares e que seu impacto
é maior para Matemática do que para Português (Leitura).
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |