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Título: DEMONSTRAÇÃO DA QUALIDADE E DA COMPETÊNCIA TÉCNICA LABORATORIAL ESTRATÉGIA MODULAR PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA DA QUALIDADE EM LABORATÓRIOS QUE OPERAM NO MEIO AMBIENTE DE UNIVERSIDADES E CENTROS DE P&D
Autor: GILBERTO OLIVEIRA GOMES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  NORBERT FRITZ MIEKELEY - ORIENTADOR
MAURICIO NOGUEIRA FROTA - ORIENTADOR
PETER BODE - ORIENTADOR

Nº do Conteudo: 2066
Catalogação:  01/11/2001 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2066@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2066@2
Referência [es]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2066@4
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.2066

Resumo:
Qualidade assegurada e gerenciamento da qualidade são baseados em princípios que são universalmente aplicáveis. Estes princípios originam-se da indústria e do comércio internacional, como por exemplo, a avaliação da conformidade. A importância da qualidade de serviços de ensaios é obvia, caracterizando o impacto econômico decorrente no comércio international.Por conseguinte, o desenvolvimento econômico e forças impostas pelos grandes mercados comum e nacional, resultam na formação de barreiras comerciais, reduzindo assim, as oportunidades para a livre concorrência. Para alguns, a globalização da economia foi vista como uma direção errada; outros foram estimulados para um processo de harmonização das praticas da qualidade. Dessa tendência atual, evolui-se hoje para um sistema bem organizado de regras, normas e reconhecimento mútuo, resultando, desta forma, na prática, internacionalmente aceita, de credenciamento de laboratórios de ensaios.O rápido crescimento do número de laboratórios de ensaios que incorporam sistemas da qualidade deveu-se, entretanto, a dois fatores básicos: (i) a forte necessidade para aceitação internacional dos certificados pelos exportadores e (ii) a necessidade para a demonstração objetiva da qualidade de serviços como forma de se garantir a qualidade de produtos e serviços no mercado concorrente Impelidos por eses desenvolvimentos, os serviços provenientes dos laboratórios de ensaio para a produção e exportação de bens vêm conquistando credibilidade crescente.Entretanto, laboratórios que atuam nos ambientes acadêmicos de pesquisa, desenvolvimento e ensino ou estavam inicialmente imunes à essas visões da pratica da qualidade e/ou não eram impelidos por forças externas para satisfazerem à essas pressões. No contexto da presente dissertação, que objetiva a obtenção do título de Mestre em Ciências em Metrologia, o trabalho apresentado está focado no desenvolvimento das práticas da qualidade aplicáveis ao meio acadêmico e aos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento. A principal consideração deste trabalho é implementar práticas de qualidade sem se desviar da rígida estrutura das normas. Para este fim, várias práticas típicas da qualidade foram avaliadas com base nos requisitos da norma internacional ISO/IEC 17025, resultando na organização e ordenação destes requisitos por prioridades. Acredita-se que o presente trabalho possa contribuir para a redução das barreiras técnicas e psicológicas e simplificar o complexo processo de implementação do sistema da qualidade no meio acadêmico.

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