$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: DEMONSTRAÇÃO DA QUALIDADE E DA COMPETÊNCIA TÉCNICA LABORATORIAL ESTRATÉGIA MODULAR PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA DA QUALIDADE EM LABORATÓRIOS QUE OPERAM NO MEIO AMBIENTE DE UNIVERSIDADES E CENTROS DE P&D
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): GILBERTO OLIVEIRA GOMES

Colaborador(es):  NORBERT FRITZ MIEKELEY - Orientador
MAURICIO NOGUEIRA FROTA - Orientador
PETER BODE - Orientador
Número do Conteúdo: 2066
Catalogação:  01/11/2001 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2066@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2066@2
Referência [es]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2066@4
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.2066

Resumo:
Qualidade assegurada e gerenciamento da qualidade são baseados em princípios que são universalmente aplicáveis. Estes princípios originam-se da indústria e do comércio internacional, como por exemplo, a avaliação da conformidade. A importância da qualidade de serviços de ensaios é obvia, caracterizando o impacto econômico decorrente no comércio international.Por conseguinte, o desenvolvimento econômico e forças impostas pelos grandes mercados comum e nacional, resultam na formação de barreiras comerciais, reduzindo assim, as oportunidades para a livre concorrência. Para alguns, a globalização da economia foi vista como uma direção errada; outros foram estimulados para um processo de harmonização das praticas da qualidade. Dessa tendência atual, evolui-se hoje para um sistema bem organizado de regras, normas e reconhecimento mútuo, resultando, desta forma, na prática, internacionalmente aceita, de credenciamento de laboratórios de ensaios.O rápido crescimento do número de laboratórios de ensaios que incorporam sistemas da qualidade deveu-se, entretanto, a dois fatores básicos: (i) a forte necessidade para aceitação internacional dos certificados pelos exportadores e (ii) a necessidade para a demonstração objetiva da qualidade de serviços como forma de se garantir a qualidade de produtos e serviços no mercado concorrente Impelidos por eses desenvolvimentos, os serviços provenientes dos laboratórios de ensaio para a produção e exportação de bens vêm conquistando credibilidade crescente.Entretanto, laboratórios que atuam nos ambientes acadêmicos de pesquisa, desenvolvimento e ensino ou estavam inicialmente imunes à essas visões da pratica da qualidade e/ou não eram impelidos por forças externas para satisfazerem à essas pressões. No contexto da presente dissertação, que objetiva a obtenção do título de Mestre em Ciências em Metrologia, o trabalho apresentado está focado no desenvolvimento das práticas da qualidade aplicáveis ao meio acadêmico e aos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento. A principal consideração deste trabalho é implementar práticas de qualidade sem se desviar da rígida estrutura das normas. Para este fim, várias práticas típicas da qualidade foram avaliadas com base nos requisitos da norma internacional ISO/IEC 17025, resultando na organização e ordenação destes requisitos por prioridades. Acredita-se que o presente trabalho possa contribuir para a redução das barreiras técnicas e psicológicas e simplificar o complexo processo de implementação do sistema da qualidade no meio acadêmico.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui