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Coleção Digital
Título: CONSTRUINDO ENTENDIMENTOS SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DE REUNIÕES DE ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO: UM CAMINHO EXPLORATÓRIO Autor: MONICA DE MEDEIROS VILLELA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
INES KAYON DE MILLER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 20642
Catalogação: 30/10/2012 Liberação: 30/10/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20642&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20642&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20642
Resumo:
Título: CONSTRUINDO ENTENDIMENTOS SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DE REUNIÕES DE ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO: UM CAMINHO EXPLORATÓRIO Autor: MONICA DE MEDEIROS VILLELA
Nº do Conteudo: 20642
Catalogação: 30/10/2012 Liberação: 30/10/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20642&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20642&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20642
Resumo:
O presente estudo tem como objetivo a busca de maiores entendimentos a respeito da formação inicial de professores de língua inglesa em uma universidade pública do Rio de Janeiro. Os construtos da sociolinguística interacional embasaram a análise do discurso gerado durante a orientação de estágio supervisionado e os princípios da Prática Exploratória guiaram a minha investigação do trabalho desenvolvido com os estagiários. Segundo a perspectiva da Prática Exploratória, é possível buscar entendimentos a respeito do nosso contexto profissional sem mudanças radicais em nossa prática diária. Para isso, analisei o discurso coconstruído por mim – professora regente de turma e de Prática de Ensino, orientadora, pesquisadora e autora da tese – e duas licenciandas de Língua Inglesa, em uma reunião de orientação de estágio. A nossa ação discursiva através da negociação das nossas posições argumentativas assumiu lugar de importância na busca de entendimentos a respeito do que estava acontecendo em nossa reunião. A partir da análise, surgiram porquês, ou puzzles, relacionados à sala de aula, à prática no estágio supervisionado e à formação docente em geral. Posteriormente, em Sessões de Visionamento com Potencial Exploratório (SEVIPE), deu-se o compartilhamento desses puzzles com as outras duas participantes da pesquisa. Esse estudo colocou em seu centro a reflexão profissional conjunta, uma vez que tanto a reunião de estágio supervisionado, onde a investigação começou, quanto as sessões de visionamento ofereceram ricas oportunidades para aprofundarmos entendimentos a respeito da prática e da formação docente em geral. Foi possível entender também que existem muitos outros puzzles relacionados à formação docente sobre os quais podemos continuar refletindo e, especialmente, que a reflexão profissional é um processo que não tem fim. Sendo assim, compreendo que essa tese é uma contribuição para a minha própria prática profissional e para a área de formação inicial de professores.