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Coleção Digital
Título: LEGIBILIDADE TEXTUAL NOS CADERNOS DIDÁTICOS DE EJA: QUESTÕES DE PROCESSAMENTO DA LEITURA Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): NELY SILVA DA MOTTA MESQUITA
Colaborador(es): ERICA DOS SANTOS RODRIGUES - Orientador
VIOLETA DE SAN TIAGO DANTAS BARBOSA QUENTAL - Coorientador
Número do Conteúdo: 20615
Catalogação: 24/10/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20615@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20615@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20615
Resumo:
Título: LEGIBILIDADE TEXTUAL NOS CADERNOS DIDÁTICOS DE EJA: QUESTÕES DE PROCESSAMENTO DA LEITURA Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): NELY SILVA DA MOTTA MESQUITA
Colaborador(es): ERICA DOS SANTOS RODRIGUES - Orientador
VIOLETA DE SAN TIAGO DANTAS BARBOSA QUENTAL - Coorientador
Número do Conteúdo: 20615
Catalogação: 24/10/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20615@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20615@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20615
Resumo:
Este trabalho visa investigar o processamento da leitura, fazendo uma
reflexão sobre a compreensão e a construção de sentidos para o texto. São
abordadas as novas vertentes teóricas sobre o processamento da leitura com foco
nas habilidades do leitor e nas dificuldades apresentadas no próprio texto,
inclusive em textos multimodais. Os resultados dos testes mais conhecidos na
avaliação de leitura, o PISA e o ENCCEJA, também são comentados, observandose
que o Brasil precisa melhorar seu desempenho em leitura. Ainda fazemos uma
incursão no conceito de gênero e na ação facilitadora de compreensão que resulta
do conhecimento sobre gêneros textuais. Por acreditarmos na importância de
entender melhor a questão do analfabetismo funcional e as políticas públicas de
enfrentamento desse problema, escolhemos trabalhar com o material didático
destinado à Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Coleção Cadernos Didáticos
de EJA. A análise dos gêneros textuais e dos índices de legibilidade dos textos da
Coleção Cadernos Didáticos de EJA é apresentada após a explicação da
metodologia adotada. Além da análise dos gêneros e dos recursos multimodais
presentes nos textos, foi elaborada uma tabela de métricas selecionadas da
ferramenta Coh-Metrix-Port com os resultados obtidos pela submissão dos textos
dos Cadernos Didáticos à ferramenta. Esses resultados permitem avaliar a
dificuldade de leitura desses textos pela comparação das métricas de legibilidade,
tanto as obtidas com a ferramenta como aquelas resultantes da caracterização dos
gêneros. A pesquisa sinalizou para a relevância da utilização desses índices na
avaliação da complexidade dos textos a serem empregados no ensino, permitindo
que se estabeleça uma ordenação, em termos de grau de legibilidade, dos textos a
serem trabalhados pelo professor.