INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: UMA GENERALIZAÇÃO DOS MÉTODOS DE DETERMINAÇÃO DOS FATORES DE INTENSIDADE DE TENSÃO KI E KII ATRAVÉS DA FOTOELASTICIDADE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): TIAGO FERREIRA DA COSTA

Colaborador(es):  JOSE LUIZ DE FRANCA FREIRE - Orientador
Número do Conteúdo: 20611
Catalogação:  24/10/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20611@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20611@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20611

Resumo:
Foi desenvolvido um método computacional para a determinação dos fatores de intensidade de tensão, para os modos de abertura I e II, a partir de configurações de franjas isocromáticas. O método se caracteriza pela generalização na formulação do campo de tensões na vizinhança da ponta de trinca, que busca determinar, além dos fatores de intensidade de tensão, alguns parâmetros significativos do campo de tensões não singular, associados a diferentes geometrias, que interferem no campo singular, próximo à trinca. Um programa de computador foi desenvolvido para a obtenção KI, KII e dos demais fatores considerados. O erro das respostas pode ser calculado a partir das diferentes opções de saída do programa. O método foi testado em modelos de barras com trincas a 90 e 45 graus e os resultados comparados com dados experimentais e analíticos disponíveis na literatura. Como fatores de influência na determinação de KI e KII forma estudados: a quantidade e a posição dos pontos de coleta de dados, e o número de parâmetros considerados no campo não singular. Foram analisados ainda, como exemplo de aplicação ainda, como exemplo de aplicação, três modelos de solda de topo com trincas a 45 e 90 graus com diferentes posicionamentos em relação ao reforço de solda.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui