INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: A ESFERA MULTIMODAL: O USO DE POWER POINT COMO FERRAMENTA DE EXPRESSÃO E INTEGRAÇÃO EM UM AMBIENTE EDUCACIONAL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARIZA LEIRIA DIAS

Colaborador(es):  BARBARA JANE WILCOX HEMAIS - Orientador
Catalogação:  16/10/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20583@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20583@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20583

Resumo:
Este trabalho analisa o uso da tecnologia de representação visual Power Point por aspirantes de Marinha da Escola Naval do Rio de Janeiro, ao produzir e conduzir apresentações durante as aulas de inglês como língua estrangeira, com o duplo objetivo de investigar como os princípios semióticos operam nos slides e como a experiência contribui para a vivência em sala de aula. Para tanto, o estudo leva em consideração os slides produzidos e a percepção dos aspirantes envolvidos. Três áreas de pesquisa fornecem embasamento teórico para este estudo: multimodalidade, comunidade de prática e qualidade de vida em sala de aula. Estudos sobre os elementos visuais na comunicação (ROSE, 2001; KRESS E VAN LEEUWEN, 1996, 2001; ROYCE, 2002), aliados ao estudo das funções da linguagem propostas pela Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1985, 1994) dão subsídio para a análise dos slides. Estudos sobre tipos de comunidade que partilham objetivos, hábitos e atitudes (LAVE E WENGER, 1991; ECKERT E MC CONNELL-GINNET, 1992), associados ao estudo de gêneros híbridos que refletem ideologias e valores e desempenham uma funcionalidade retórica e social (ANSON, DANNELS E ST CLAIR, 2005) direcionam a interpretação das opiniões dos aspirantes. Estudos sobre a complexidade da sala de aula e das relações que aí se estabelecem (ALLWRIGHT, 1991, 2005, 2006; GIEVE E MILLER, 2006) dão suporte para as conclusões quanto ao possível efeito das apresentações nessas relações. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa, pois a coleta de dados compreende uma série de práticas e atividades interpretativas relacionadas à análise de (1 ) slides em Power Point, (2) textos escritos pelos aspirantes durante discussões em grupo, (3) seus relatos individuais e (4) notas de campo da pesquisadora. Com base nos resultados do estudo, este trabalho (1) propõe um modelo de análise que dá contados diversos elementos existentes nos slides digitais – a Esfera Multimodal; e (2) sugere que a experiência de produzir e conduzir apresentações com o recurso digital possibilita a expressão de idéias e favorece a integração com o grupo. O maior conhecimento sobre a competência genérica multimodal propiciada pelo uso de Power Point em um ambiente educacional pode contribuir para estimular a autonomia dos aprendizes e influenciar positivamente sua participação no processo de ensino-aprendizagem.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, APRESENTAÇÃO, SUMÁRIO, LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui