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Título: MENINOS NEGROS: MÚLTIPLAS ESTRATÉGIAS PARA LIDAR COM O FRACASSO ESCOLAR
Autor: ANDREIA BOTELHO DE REZENDE
MARILIA PINTO DE CARVALHO
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 20573
Catalogação:  11/10/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20573@1

Resumo:
Estudos recentes têm atentado para o fenômeno do fracasso escolar mais acentuado entre os meninos, especialmente entre os meninos negros. Neste artigo, pretende-se compreender este fenômeno considerando as questões de gênero e raça/cor, a partir do olhar das próprias crianças. Com um enfoque qualitativo, entrevistamos quatro meninos negros da segunda série do ensino fundamental de uma escola pública, selecionados a partir da percepção racial da professora. Todos os entrevistados apresentavam alguma dificuldade de aprendizagem, no entanto, foi possível constatar que desenvolviam estratégias diferentes para lidar com essas dificuldades, anunciando trajetórias diversificadas na construção de suas masculinidades e de sua relação com a escola.

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