$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: DETERMINAÇÃO DE METAIS (CU, FE, ZN, PB, CD E NI) EM TECIDOS DE ORGANISMOS MARINHOS DA BAÍA DE ILHA GRANDE, RJ, BRASIL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RAQUEL TEIXEIRA LAVRADAS

Colaborador(es):  ISABEL MARIA NETO DA SILVA MOREIRA - Orientador
TERCIA GUEDES SEIXAS - Coorientador
Número do Conteúdo: 20536
Catalogação:  05/10/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20536@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20536@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20536

Resumo:
Neste estudo, foram determinadas as concentrações de Cu, Fe, Zn, Cd, Pb e Ni no tecido muscular e fígado de três espécies de peixe (Mugil liza – tainha, iliófago; Micropogonias furnieri – corvina, carnívoro e Trichiurus lepturus – peixe espada, piscívoro), no tecido muscular de uma espécie de camarão (Farfantepenaeus brasiliensis – camarão rosa, onívoro) e também, no tecido muscular, vísceras e ovos de uma espécie de siri (Callinectes spp. – siri azul, onívoro) coletados na Baía da Ilha Grande. As concentrações dos elementos foram determinadas por espectrometria de massa com fonte de plasma indutivamente acoplado (ICP-MS). A metodologia analítica apresentou ótima exatidão e precisão quando comparada com amostras certificadas (DORM-3 e TORT-2). As concentrações de Cu, Zn, Cd, Ni e Pb apresentaram-se abaixo dos limites estabelecidos pela legislação brasileira e americana para a ingestão humana de pescado. As maiores concentrações de Cu, Fe, Zn, Cd, Ni e Pb foram observadas nos crustáceos. Nos peixes, as maiores concentrações dos elementos analisados foram observadas no fígado, e no siri, nas vísceras. O sexo dos indivíduos não influenciou no acúmulo dos elementos para os peixes, porém influenciou na acumulação de Cu, Fe, Zn, Cd e Ni no siri. Nos peixes, a maioria dos elementos não apresentou correlação com o comprimento dos indivíduos, com exceção do Pb, que apresentou correlação negativa na tainha e na corvina, e do cádmio, que apresentou correlação negativa na corvina. Nos crustáceos, alguns elementos também apresentaram correlação negativa com estes parâmetros, indicando que, tanto nos peixes quanto nos crustáceos, estes elementos não foram acumulados ao longo do crescimento. As concentrações encontradas foram diferentes nas estações seca e chuvosa.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui