$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: MODELAGEM DO COMPORTAMENTO REOLÓGICO DE ÓLEOS PARAFÍNICOS A TEMPERATURAS PRÓXIMAS E ABAIXO DE SEU PONTO DE FLUIDEZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARCO VAN HOMBEECK

Colaborador(es):  ANTONIO SANTOS VARGAS - Orientador
Número do Conteúdo: 20480
Catalogação:  27/09/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20480@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20480@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20480

Resumo:
Neste trabalho é desenvolvido um modelo constitutivo para representar o comportamento reológico complexo apresentado pelos petróleos parafinicos, na faixa de temperaturas em que estes tendem a se solidificar, em virtude do aprisionamento da fase líquida na rede cristalina formada pela parafina que daí da solução. São considerados os efeitos de memória térmica do óleo e, numa etapa posterior, os efeitos das taxas de cisalhamento através de um modelo de potencia generalizado. Inicialmente são realizados medidas em um viscosímetro cone-placa, em que as amostras são submetidas a diferentes histórias de resfriamento e taxas de cisalhamento. O modelo é baseado nestes dados experimentais obtidos. Para verificação dos resultados previstos pelo modelo, um circuito de testes é construído, com seções de 6 m de comprimento e diâmetros de meio, três quartos e 1. A concordância dos valores previstos pelo modelo com os dados experimentais é apenas qualitativa e estima-se que a diferença entre estes valores possa ser atribuída, entre outros fatores, ao cisalhamento excessivo causado por sucessivas passagens do óleo pela bomba e outros acidentes de tubulação.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui