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Título: AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE REGENERAÇÃO PARA VEÍCULOS ELÉTRICOS HÍBRIDOS EM SÉRIE
Autor: JULIA FROTA RENHA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  SERGIO LEAL BRAGA - ORIENTADOR
FERNANDO ZEGARRA SANCHEZ - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 20407
Catalogação:  19/09/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20407@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20407@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20407

Resumo:
O presente trabalho propõe uma metodologia de análise baseada em um algoritmo matemático para a determinação da eficiência Energética do Veículo Elétrico Híbrido - VEH em Série. Este sistema tem como principal componente a utilização de quatro motores elétricos acoplados diretamente às rodas do veículo. Uma simulação de um sistema de propulsão do VEH foi realizada com objetivo de comparar a eficiência deste sistema com a do carro elétrico e com a do carro convencional. Para estabelecer as condições básicas do protótipo teórico avaliou-se inicialmente o dimensionamento das baterias e dos capacitores disponíveis comercialmente que atendam aos requisitos técnicos para este modelo de veículo. Os resultados da análise experimental do veículo convencional foram obtidos por Fernando Zegarra Sánchez em sua tese de mestrado [14], e serão utilizados neste projeto. Esta análise experimental foi obtida mediante o desenvolvimento de uma bancada de testes, composta por um dinamômetro de chassis, um piloto automático e um medidor de vazão de combustível. Posteriormente as comparações dos dados experimentais com os obtidos mediante a simulação permitiram mostrar uma eficiência máxima do modelo regenerativo do VEH de 47,66 por cento. Assim também se pode mostrar que o custo mínimo para um percurso urbano foi de 11,6 reais/100 km e para um ciclo de estrada o custo mínimo foi de 16,6 reais/100 km. Além da analise da eficiência energética, eficiência de regeneração e custo por percurso, foram feitos também cálculos do custo de adaptação deste sistema em um veículo convencional, visando uma analise de viabilidade futura.

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