INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: ANÁLISE TEÓRICO-EXPERIMENTAL E ESTUDO COMPARATIVO DE ROTORES EÓLICOS DO TIPO SAVONIUS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): GERALDO RENHA JUNIOR

Colaborador(es):  ALCIR DE FARO ORLANDO - Orientador
FRANCISCO EDUARDO MOURAO SABOYA - Orientador
Número do Conteúdo: 20335
Catalogação:  11/09/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20335@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20335@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20335

Resumo:
A crise atual pela qual passo mundo tornou-se a grande responsável pelo desenvolvimento científico-tecnológico, que se fará presente no próximo século. Dentre as diversas fontes alternativas, que se apresentam, a energia eólica tornou-se uma das mais destacadas, sobretudo devido ao uso de moinhos de vento (Cataventos). Os moinhos de vento são máquinas de fluxo que convertem a energia cinética dos ventos em outras formas de energia, fornecendo, portanto, substancias melhores ao dia-a-dia da humanidade. O trabalho que se apresenta trata do desenvolvimento teórico-experimental sobre o rotor de resistência, do tipo de eixo vertical, conhecido como rotor Savanius ou vulgarmente rotor S. Este tipo de rotor pode possuir as mais diversas formas geométricas para as pás. Entretanto, a mais divulgada, devido a sua facilidade de construção, é a semi-circunferencial, sobre a qual incidiu o desenvolvimento teórico deste trabalho. Um dos objetivos básicos do projeto da turbina eólica do tipo Savonius, é desenvolver tecnologia e obter experiência em operação de cata-ventos, em especial, visando o projeto e construção de unidades de grande porte. O desempenho do projeto do rotor é feito através de uma análise simplificada do modelo matemático. Por intermédio de valores experimentais, foram obtidas as curvas adimensionalisadas de torque (Ct) e de potência (Cp) versus a razão de velocidade (E), as quais podem servir para predizer o desempenho do rotor. Através deste procedimento, fez-se a análise para diversas formas geométricas de rotores. Finalmente comparando-se os resultados experimentais com a teoria desenvolvida, foram obtidas as curvas que relacionam o coeficiente de entrada (Ko) e a razão de velocidade(E). (Estas curvas foram obtidas somente, para o caso rotores de configuração de pás semi- circunferencial, que é o mais usual).

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui