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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: FAMÍLIA POPULAR E ESCOLAS PÚBLICAS NO RIO DE JANEIRO: AS MEDIAÇÕES DE UM PROCESSO EDUCATIVO EM CONSTRUÇÃO Autor: ERICA DE BARROS PEREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARCELO TADEU BAUMANN BURGOS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 20263
Catalogação: 27/08/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20263@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20263@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20263
Resumo:
Título: FAMÍLIA POPULAR E ESCOLAS PÚBLICAS NO RIO DE JANEIRO: AS MEDIAÇÕES DE UM PROCESSO EDUCATIVO EM CONSTRUÇÃO Autor: ERICA DE BARROS PEREIRA
Nº do Conteudo: 20263
Catalogação: 27/08/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20263@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20263@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20263
Resumo:
Este trabalho aborda o tema da educação pública brasileira após seu processo de massificação. Partindo da hipótese de que as escolas públicas são produtoras de segregação urbana, nossos objetivos são: refletir sobre o lugar que a instituição escolar ocupa no projeto de vida de famílias populares moradoras de favelas e periferias; e, investigar qual o grau de participação dos responsáveis no processo de escolarização de seus filhos. Para isso, utilizou-se alguns dos dados produzidos por um survey realizado em 2010 junto a pais e responsáveis por estudantes de escolas públicas moradores de favelas da Zona Sul do Rio de Janeiro. Nossas conclusões apontam que a escola é uma parte importante no cotidiano das famílias populares que valorizam o saber escolar e demonstram grande interesse em participar das atividades escolares. Sua importância é percebida pelos pais e responsáveis não só em relação à questão da mobilidade social como também em sua dimensão socializadora na formação de cidadãos de modo que tenham acesso à diversidade cultural presente na cidade. Tais conclusões nos levam a refletir sobre os diferentes aspectos que incidem sobre a relação da escola com a família, e de como eles têm contribuído para fragilizar o papel institucional da escola.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
APRESENTAÇÃO, INTRODUÇÃO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |